Ads 468x60px

sábado, 1 de setembro de 2012

Resenha - Colin Cosmo e os Supernaturalistas


Título Original: Colin Cosmo E os Supernaturalistas
Gênero: Infanto-juvenil / Aventura 
Autor (a): Eoin Colfer
Edição: 1ª
Ano: 2005
EditoraRecord
INSB: 85-01-07063-7
Nº de Páginas: 317
Sinopse:

Em um futuro próximo, o joven Colin Cosmo é mandado para um ofanato, no qual é forçado a trabalhar sem descanso, além de servir de cobaia para um monte de testes. Ele decide fugir e para isso conta com a ajuda dos Supernaturalistas, garotos que, como ele possuem uma certa habilidade especial. O que eles não imaginavam é que iriam descobrir um terrível segredo que poderia descobrir o mundo.

   Colin Cosmo é um sem-patrocínio que vive na cidade-satélite e, depois de muitos acontecimentos, acaba por ficar com os Supernaturalistas. Mas, ok, mesmo entendo por baixo, você não faz a menor ideia do que essas palavras significam, não é?

" - Nós, Colin Cosmo, somos os únicos Supernaturalistas do mundo.
  Cosmo deu um riso débil.
  - O quê? Vocês não gostam de usar roupa?
  Stefan não pôde deixar de rir.
  - Esses são os naturistas, Cosmo. [...]" Pág 60

   Pois é, essa sensação de estranhamento que todos temos ao começar a ler um livro de "fantasia" (essa palavra é geralmente relacionada a literatura épica, mas eu me refiro ao fato do livro ser fantástico mesmo) é uma coisa mágica que ainda me encanta todas as vezes que eu abro um livro desse gênero. E, sinceramente, eu não estou nem um pouco a fim de castrar essa sensação de quem está lendo a resenha, por isso, fique tanquilo.

   Colin Cosmo é o prato principal de uma criação de Eoin Colfer - já extremamente famoso pela série Artemis Fowl - que veio acompanhado de um dos universos mais detalhados que eu já tive o prazer de conhecer. As coisas se encaixam tão perfeitamente e os conceitos são tão naturalmente aceitos que eu me pergunto se ele, por alguma magia desconhecida, de fato não visitou esse mundo e apenas fez um relato do que viu por lá.

   Em um mundo não muito distante da nossa realidade, os estados perderam o poder e o mundo é controlado agora por empresas privadas. A maior delas - Myishi - é também responsável por controlar a cidade onde Cosmo mora. Nesse mundo não há nenhuma preocupação com o bem-estar social e tudo agora se trata de dinheiro (ok, não tão diferente da nossa situação) é que o jovem Cosmo, abandonado desde criança, sobrevive. Em meio a um caos de maldade conhecido como Instituto Clarissa Frayne Para Garotos com Deficiência de Pais. Está sentindo um pouco de Déjà vu? Pois é, o livro tem um certo tom de distopia, mas não que seja o tema principal e olha que ele foi lançado em 2005, mutio antes dessa vibe pegar.

   A narrativa é em terceira pessoa e passa por cenas e pensamentos de todos os personagens, nos permitindo conhecer mais de cada e dando um visão muito mais geral de todo o cenário. Vocês vai lendo e nem percebe. Eu só não li em um dia por falta de tempo livre mesmo. Os capítulos são bem grandes -  o livro ao todo tem apenas 10, mas como eu disse, passa super rápido.

   Entretanto as coisas começam a pecar lá pelo oitavo capítulo. Não posso dizer que deixou de ficar interessante, mas as coisas meio que desandaram. A minha sensação foi de que o autor terminou de escrever o livro e, depois disso, lembrou: "Caramba, na sinopse está falando que eles descobrem uma coisa maior. Preciso inventar alguma coisinha pra encaixar".

   Não que não tenha uma certa aventura, mas de longe é inferior a todos os eventos anteriores. E o modo como ele manipulou a situação para chegar a esse desfecho não foi nada de extraordinário e beirou a contradição. Acho que "manipular" é o que melhor define.

   Quanto ao material do livro eu achei muito bom. As páginas são amareladas e a capa é toda metalizada. Um destaque especial para o tradutor, que não deixou nada a desejar e olha que existem vários neologismos nesse livro. Também vale citar os revisores, pois não me recordo de nenhum erro gramatical.

E o conceito final de Colin Cosmo e os Supernaturalistas é:


   

Uma aventura tecnológica e muito criativa por um mundo novo em High Definition! Colin Cosmo e os Supernaturalistas é uma leitura que não pode faltar na estante de quem curte um bom infanto-juvenil com explosões!





Comentários (6)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Havia comentado e o comentário sumiu. Como disse, até que achei o livro interessante, mas não sei se o leria. O tema de aventura é bastante agradável, mas o livro em si não me atraiu muito. Fora que, a minha fila de leitura está enorme e vou ver se começo a fazê-la andar hoje!
1 resposta · ativo 658 semanas atrás
Muito estranho. Mas já aconteceu comigo uma vez também em outro blog...
Nossa, sério?! Eu estou tão feliz de ter lido esse livro. Mais ainda por ter pego ele em um sebo, por um preço muito bom e em um estado bom também!
O livro aparenta ser interessante, sim. Mas, eu não o leria. Não faz muito jus aos temas que me agradam (por mais que haja fantasia). Beijos.
1 resposta · ativo 658 semanas atrás
Rsrs Gosto é gosto! Mas eu fiquei super feliz de ter lido esse livro que, infelizmente, foi lançado antes dessa explosão da blogosfera literária! Ele teria feito MUITO sucesso!
Sou fã de Eoin Colfer!!!
otima resenha. preciso ler logo esse livro.

uma dica para vc. li um livro maravilhoso
veja a resenha q fiz
http://www.lostgirlygirl.com/2012/09/resenha-91-a...

bjos
eu li este livro e adorei

Postar um novo comentário

Comments by