Ads 468x60px

sábado, 20 de julho de 2013

Resenha - O Nome do Vento

Autor: Patrick Rothfuss
Edição: 1º
Ano: 2009
Editora: Arqueiro
INBS: 978-85-99296-49-3
Nº de Páginas: 650
Sinopse:

CONTÉM SPOILERS! Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assimg como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.



Sabe quando todo mundo fala que um livro é muito bom, mas quando você lê não acha muita coisa? Pois bem, isso NÃO acontece com O Nome do Vento, um livro que já digo desde o primeiro parágrafo:LEIA!

Esse é um livro que se habitua em dois tempos. O presente conta o dia-a-dia de um simples taberneiro, já o passado é uma história para lá de emocionante! Vale lembrar que esse dois momentos também se dividem pelo fato de o presente ser narrado em terceira pessoa, com um narrador onisciente e o passado é narrado em primeira, pelo próprio... hum, não vou contar hahaha.


Parte do que nos impulsiona à leitura é descobrir como o ser fantástico que protagoniza os momentos do passado se tornou o homem pacato que encontramos no presente, mas essa não é a única questão. O livro levanta muitas outras outras em seu desenvolvimento. Algumas já foram respondidas nesse mesmo livro, mas tantas outras ficaram a cargo dos próximos volumes - e eu estou morrendo de curiosidade.

O livro é emocionante e prende sua atenção do inicio ao fim. Tem de tudo; drama, ação, romance, mistério, comédia e uma estrutura literária tão bem feita que não importa o que vá ler agora, acharei fraco...

Sei que mão expus muito do enredo ou dos personagens como me é costumeiro, mas o livro é tão bom que não quero estragar as surpresas. Nem recomendo que você leia a sinopse...
Por fim, a única nota digna desse livro é:



Pra quem curte uma boa fantasia é leitura obrigatória, pra quem curte bons livros também, rsrs!

Resenha feita graças a parceira com a Editora Arqueiro!