Ads 468x60px

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resenha - Como treinar o seu Viking


Título Original: How to Train Your Viking
Gênero: Infantil
Autor (a): Cressida Cowell
Edição: 1ª
Ano: 2012
EditoraIntríseca
INSB: 978-85-8057-064-9
Nº de Páginas: 88
Sinopse:

Banguela era um Dragão Comum sem nada de especial que pertencia ao verdadeiramente extraordinário viking Soluço Spantosicus Strondus III. Mas nem sempre foi assim… Houve um tempo em que Soluço achava difícil ser um herói, e Banguela achava ainda mais difícil ser o dragão de um herói. Afinal, ser desobediente e atrevido não é tão fácil quanto parece… Em Como treinar o seu viking, Banguela conta uma história da época em que Soluço era apenas um menino — e parecia bastante improvável que, no fim das contas, ele se tornasse o grande Chefe dos Hooligans Cabeludos.

   É engraçado retornar a esse universo literário (após ler Como Treinar o seu Dragão, Como Ser um Pirata, Como Falar Dragonês, Como Quebrar a Maldição de um Dragão) sob a perspectiva inusitada e descontraído do Banguela.

   Quem já leu as outras resenhas sabe que eu simplesmente AMO essa série. Parei a leitura dela pelo simples e patético fato de ter comprado todos, com exceção do quinto, logo minha leitura foi travada no uqarto livro, mesmo tendo o sexto e sétimo já comigo. 

   Na verdade, é frescura minha. Afinal, pode-se ler qualquer livro individualmente e entender perfeitamente a história. Entretanto, eventualmente são lançadas frases como "lembra que da última vez o Soluço ficou preso dentro da boca do incrivelmente grande Dragonusmarinhus?". E são esses tipos de frases com spoiler dos livros anteriores que me fizeram desistir de ler os livros que já tenho aqui. Assim que eu comprar o 5 retorno à sequência.

   Este volume da série é um quase um anexo. O Banguela - dragão de caça do Soluço - é quem nos narra a história sob o seu divertido ponto de vista. Para ser franco, a palavra divertido não é suficiente para descrever como esse livro é. Dragões, ou pelo menos o Banguela, tem um jeito totalmente singular de pensar. Chega a ser cômico as coisas que eles colocam em primeiro lugar, como, por exemplo, devorar mini-dragões.

   Mas mesmo sendo muito divertida, descontraída e super rápida de se ler, eu senti falta de alguns elementos que estavam presentes nos livros anteriores e que faltaram neste. Seja por decisão da autora, seja pelo número de páginas inferior, ou mesmo pela troca do foco narrativo, Como Treinar o Seu Viking, foi uma história que não me prendeu tanto quanto as outras.

   Estamos falando de livros infantis, eu sei, mas o livro não apresenta um enredo tão elabora quanto os outros. Ele está muito mais para a narrativa de um episódio que aconteceu com Soluço e Banguela do que uma história, visto que mesmo sendo uma série infantil, os livros vem cada vez sendo mais trabalhados no enredo.

  Os personagens continuam os mesmos e eu não quero fazer comentários repetitivos, por isso basta ler as resenhas anteriores da série. 

E Como Treinar o Seu Viking leva:



   Não tão recomendado quanto os outros, mas continua sendo uma leitura rápida e fácil. Bem fininho ele é perfeito para não initimidas aquelas crianças que acham que não conseguem ler um livro todo.