Ads 468x60px

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cinco Games Baseados em Livros!


Tem gente que joga freneticamente, tem aqueles que dizem não gostar muito. Eu, por outro lado, assumo ter uma quedinha por alguns, mas nada que dure mais de um mês - tempo limite para me fazer ficar entediado pela jogabilidade. Mas quem é nunca jogou um gamezinho, hein? 
Imagina que louco seria se houvesse jogos sobre alguns dos livros que a gente lê?
Não, pera. Isso já existe.


Pois é, minha gente. Pra quem, além de ler, curte também passar a tarde jogando, vou listar algumas possibilidades que você pode apreciar! (descrições curtas para não ter spoiler)

1º Jogos de Harry Potter
Necessita: Ter um PlayStation 2, saber inglês (dependendo de qual você vá jogar)

É claro que o bruxinho mais famoso de todos os tempos não ficaria fora dessa. Até onde eu sei, foram criados jogos para todos os livros. Na verdade, os jogos são muito mais baseados nos filmes, mas isso aí a gente releva, rsrs.
O que eu mais curto nos jogo do Harry Potter são os gráficos. Sempre os achei muito bem realísticos. A jogabilidade é até razoável, mas não consegui me sentir feiticeiro (tudo bem que a culpa é minha, os dois que eu já joguei foi por apenas uns três dias cada. O detalhe é que eu sou péssimo em jogos, ou seja, completei no máximo 30% de cada jogo e enjoei deles haha). Ah, vale lembrar que os últimos jogos, 6 e 7, foram lançados para PS3. 

2º Game of Thrones
Necessita: Ter um X-Box, ou PS3 ou PC. saber inglês (depende de qual é a sua versão) fonte

Baseado no livro e na série "Guerra dos Tronos", game é RPG de ação para PC e consoles de alta definição.


A saga "Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, é sucesso tanto nos livros quanto em sua adaptação para televisão, a saga possui todas as características para um grande jogo: um mundo fantástico, magia, criaturas sobrenaturais, heróis e vilões fascinantes. Infelizmente, "Game of Thrones", o RPG publicado pela Atlus, não faz jus ao material original. No jogo, você visita locações famosas como Porto Real e a Muralha, explora uma trama secundária que poderia enriquecer o universo criado por Martin, mas na prática, é um game pobre e problemático, difícil de recomendar até mesmo para o fã mais ardoroso.

3º Como Treinar o seu Dragão
Necessita: Ter um X-Box

Esse aqui eu ainda nem joguei, só descobri que existia porque encontrei meu irmão jogando. O jogo é claramente baseado no filme, mas como este foi "baseado" no livro, vale colocar aqui. 

Tratam-se de batalhas, onde você doma um dragão e luta com outros dragões, bem simples. Eu gostei muito dos gráficos, mas não posso opinar pela jogabilidade.

4º Eragon
Necessita: PlayStation 2, saber inglês(opcional)

Mais um jogo que é baseado no filme - por sua vez baseado no livro - o jogo de Eragon conta a história desde o começo. Com a saída da fazenda, Eragon se vê apenas com Brom ao seu lado e ambos saem de cidade em cidade matando orcs

O jogo fica só nessa das lutas, até que a magia de Eragon começa a se desenvolver. Em um determinado momento o companheiro de Eragon se torna Murtagh e uma coisa legal nesse jogo é que ele pode ser jogado por duas pessoas. Em algumas partes, a protagonista é a Saphira e posso afirmar que foram as minha favoritas - a sensação de ser caçador poderoso e temido é muito boa. Não gostei muito do gráfico, mas a jogabilidade é tão agradável (leia-se fácil) que eu joguei o jogo até o fim. 


5º Percy Jackson: And the Lightning Thief
Necessita: Nintendo DS, saber inglês.


Percy Jackson é umas das séries de livros mais adoradas por milhares de jovens e adolescentes. Não poderiam, claro, de criar uma adaptação. Mais uma vez, esse aqui segue o padrão do filme.

Trata-de de RPG, mas eu nunca tive esperiências longas com Nintendo DS, logo nem consigo opinar se a jogabilidade é boa. 

Muitas das críticas que achei na internet sobre o jogo fazem menção ao já clássico Final Fantasy, afirmando que a jogabilidade desse aqui é muito semelhante, mas eu também nunca joguei Final Fantasy (podem atirar pedras se quiserem, haha).

As opiniões que eu encontrei estão bem distribuidas e incrivelmentes distantes. Há os que amaram o jogo e há os que o odiaram completamente. Eu, infelizmente, fico de mãos atadas para opinar. 





Então é isso, gente. Espero que tenham gostado de uma postagem um pouco mais descontraída, mais fora do padrão. Percebemos que os nossos livro tem muito mais influência que a gente imagina. A ponto de grandes empresas investirem muito só para criar esses jogos. Minha esperança é que, da mesma maneira que eu não parava de jogar Eragon quando terminei o livro, alguém corra pra ler o livro após gostar do jogo!