Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Resenha - A Estrada da Noite

Título Original: A estrada da Noite

Gênero: Suspense / Terror
Autor (a): Joe Hill
Edição: 1ª
Ano: 2007
EditoraArqueiro
INSB: 978-85-99296-13-4
Nº de Páginas: 256
Sinopse:
Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta.
"Vou ´vender´ o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..."
Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.
Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.


   Esse é um livro que eu venho tentando ler, admito, há quase quatro meses. Na verdade, antes disso, no meio do ano eu já o havio pego, mas por algum motivo - que não me lembro agora - o coloquei de volta na estante. Isso é na verdade, muito esquisito, visto que eu gostei do livro e, como muitos leitores, sou daqueles que afirma que, quando gosto, não largo.

   A verdade mesmo é que essa leitura como um todo surgiu sempre em maus momentos. O que acabou prolongando a minha leitura. Mas também me fez absorver alguns detalhes iniciais, visto que reli as primeiras páginas algumas vezes.

   A Estrada da Noite é um suspense que meche o seu psicológico com uma boa pegada sobrenatural. Traz a nós a vida de Judas Coyne - um famoso cantor e líder da acabada banda O Martelo de Judas. Devo dizer que a sinopse foi bem feita, sem enfeitar ou caricaturar (?) a história, um gancho perfeito para a inciação da mesma.

 A narrativa corre a uma velocidade boa. Lenta o suficiente para ser um suspense, mas ágil de modo que não nos deixa dormir, Entretanto há, sim, partes que foram mais lentas que o necssário e chegaram a cansar.

   Os personagens foram os que mais me encantaram. Raramente se encontra personagens tão reais. Qualidades, defeitos, atos inesperados, tudo na medida certa para formar o seres que você realmente pode conhecer um dia.

   E quanto as supresas?! Isso existe aos montes nessas páginas. Toda vez que você acha que nada mais pode ser inventado, hm, vocês está enganado.

  Mesmo assim ainda acho que livro cortou algumas coisas. Menções a vida passada de Jude, como suas namoradas, por exemplo, e motivo pelo qual todas sempre iam embora são recorrentemente citados, mas terminam sem uma explicação. 

E o conceito final de A Estrada da Noite é:


   

Um suspense muito bem escrito que te surpreende quando você acha que já sacou de tudo, mas meio que descarrilha no fim e o autor - mesmo conseguindo te surpreender até no fim - larga o estilo que a narrativa vinha tomando desde o início. Ousado, admito, mas me pareceu uma tentativa de romantizar uma história que já tinha todo o sucesso só no suspense.