Ads 468x60px

quarta-feira, 28 de março de 2012

Resenha - A Breve Segunda Vida de Bree Tanner


Título Original: The Short Second Life of Bree Tanner
Gênero: Romance
Autor: Stephenie Meyer
Edição: 1º
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
INBS: 9788598078809
Nº de Páginas: 190
Sinopse:
   Bree mal se recordava da vida que tinha antes de descobrir seus sentidos extremamente aguçados, os reflexos sobre-humanos e a força física sem presendentes. A vida antes da insaciável sede de sangue... Antes de seu uma vampira.
   O que ela sabe é que a rotina em um bando de recém-criados é de pouccas certezas, e de ainda menos regras: fique alerta, não chame atenção para si mesmo e, acima de tudo, volte para a casa antes do nascer do sol, ou será destruído.
   Bree encontra em Diego um amigo inesperado, outro jovem vampiro atormentado pelas dúvidas a respeito do monstro que os criou - alguém que eles conhecem por Ela. Quando os dois percebem que são peões em um jogo cuja as proporções jamais imaginaram, é preciso descobrir em que acreditar. Mas se tudo que você sabe sobre sua espécie é uma farça, onde estará a verdade?
   Em uma trama que combina horror, mistério e romance, Stephenie Meyer mergulha na trajetória de devastação do bando de recém-criados enquanto eles se preparam para o confronto definitivo.


   Para começar, eu devo dizer que o estilo literário da Meyer não mudou nada. Ok, não há o que mudar visto que o livro foi escrito enquanto ela (ou após, não sei) ela escrevia Twilight, ou seja, é de se esperar que continue no mesmo estilo.
   
   Percebi uma coisa: Stephenie gosta de personagens frágeis e, claro, nomes com 'B', mas eu diria que é uma das poucas coisas que Bella e Bree tem em comum. Evidentemente a fragilidade de ambas é completamente diferente. Enquanto Bella se acha a comum, sem sal (e ela realmente é) mostrando uma baixíssima altoestima, Bree está em constante alerta, temendo por sua vida e não é sem motivo: recém-criados são muito imprevisíveis e tendem a despedaçar e queimar seus amiguinhos vampiros. Haha.

   Confesso que nunca havia lido um spin-off, mas os filmes com cenas inéditas sempre me atraíram. Fora que aprendi a gostar de ver coisas serem narradas de outro ponto de vista com Invasora - A convocação. Devo dizer que achei Bree infinitamente mais interessante que Bella. Talvez fosse seu meio irreverente de narrar, ou o fato de não sentir autopiedade a cada duas linhas ou talvez por ela me apresentar aos delírios da caça. Não sei dizer qual... Mas ela é muito mais legal!

   Mais uma vez o romance - que não podia faltar tendo Meyer como autora - se mostrou precoce. Em uma página é um cara com quem você conversa, na outra, com uma alegação assim, do nada, é o amor da sua vida. Não sei como as coisa funcionam com os vampiros, mas, sendo a maioria dos leitores, senão todos, humanos, acho que uma adaptação ao, digamos, tempo humano de relacionamento é válido. 

   Por fim o livro meio que cai em uma mesmice. Foi a parte que eu mais demorei para ler e a Bree ficou insuportavelmente chata. Sério, não precisei nem de cinquenta páginas para descobrir, não só o fim (que eu já sabia) mas também todo o desenrolar da história. Não vou dizer que não houve partes interessante, por que houve e algumas coisas fizeram muito amis sentido agora que antes, mas não justifica as páginas em que o livro ficou tão parado.

  E conceito final de A Breve Segunda Vida de Bree Tanner é:



   A nota é evidentemente, pelo começo e pelo fim, por que o desenrolar foi massante! E vocês devem ter percebido, ou talvez não, mas eu não fiz nenhuma descrição de personagens e fio de propósito, acho que esse livro é tão ínfimo que se eu contar um pouco dos personagens não vai etr muito o que descobrir nele.