Ads 468x60px

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Resenha - Como Treinar o Seu Dragão

Título Original: How to Train Your Dragon
Gênero: Infantil
Autor (a): Cressida Cowell
Edição: 1ª
Ano: 2010
EditoraIntríseca
INSB: 978-85-98078-71-7
Nº de Páginas: 222
Sinopse:

Soluço Spantocius Strondus III foi um extraordinário Herói Viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas e naturalista amador, era conhecido como "O Encantador de Dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras.

Mas nem sempre foi assim...

Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e precisava ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de Herói começou a ser traçado.

   Bem, acho justo começar dizendo pra vocês que a animação feita para cinema, apesar de muito legal e envolvente, peca no quesito fidelidade. Ok, no filme já diz que o Soluço é um babaca no início, mas muita gente espera um Banguela sinistro, misterioso, super poderoso e único. Nananinanão. Nada disso, gente.

   Como Treinar o seu Dragão se passa na Ilha de Berk, no arquipélago das Ilhas Internas, onde vivem os mais temíveis vikings - os Hooligans Cabeludos. Vikings que se diferenciam de qualquer outra sociedade.

" - Nossos dragões são o que nos diferencia - gritou Bocão - Humanos treinam gaviões para caçar e cavalos para carregá-los. Apenas HEÓIS VIKINGS se atrevem a domar as criaturas mais selvagens e perigosas da face da Terra. " Pág 13

   Soluço é o herdeiro do trono de sua Tribo e está destinado a ser o Chefe, mas sua auto-confiança é inexistente. Ele tem plena convicção que de que possui nenhum talento para ser um viking, e único que parece não perceber isso é seu pai Stoico, o Imenso. Por outro lado, o filho do irmão mais novo de Stoico, Malvado Melequento, parece ter nascido para ser um herói. Excelente em todos os requisitos necessários para ser um Chefe Viking, ele não perde a oportunidade de humilhar soluço - seja verbalmente, seja com leves agressões (que ferem muito mais sua imagem de futuro líder).

   A sociedade dos Hooligans é toda construida em torno do dragões. Cada viking da Tribo deve possuir um, na verdade, o teste de inciação vai desde a captura até a exibição de que você domina o seu dragão. E é justo na captura que começa o livro. Não vou dar spoiler, mas a maneira que como Soluço adquiri Banguela é muito aleatória, realmente parece algo de um plano superior.

   E por falar nele, sim, ele. É o Banguela, não a... Enfim, ele é um dragão minúsculo, muito menor do que o "menor" normal para os vikings. Mas o que falta de fodástico maneiro no Banguela do livro em comparação com o filme, ele esbanja em personalidade. Teimosia e preguiça são as mais marcantes carcterísticas nele, mas é sempre divertido vê-lo recusando as implorações de Soluço. Acontece, que existe um manual chamado Como Treinar o Seu Dragão, escrito pelo Professor Traste (inclusive há um anexo no livro com esse livro referido), mas a maneira comum de adestramento adotada pelos vikings é algo impossível de ser efetuado por Soluço, pois exige habilidades que ele não possui. Com isso o jovem futuro herói decidi investir e desenvolver novas maneiras de se lidar com os dragões.

   Mas se você está achando que o livro só fica nisso, está muito enganado. Há uma grande reviravolta no meio de muita confusão criada por Soluço e por Banguela. E o nosso protagonista tem o seu momento de glória, mas eu não vou contar pra você haha. Confesso que é mais significativo que legal em si. A emoção da cena vem de um jeito diferente daquela apresentada pelos filmes. Um tanto... menos cinematográfico, acredito. Amizada entre treinador e dragão é muito explorado no final do livro.

   Mas vamos aos critérios do livro. Surpreendentemente, a narração é em terceira pessoa, como se o alguém contasse a história do Soluço. Mas é engraçado, porque as vezes você tem a sensação de que esse narrador é o próprio Soluço, mas as vezes parece que realmente é alguém que leu o diário dele e reescreveu em terceira pessoa. Indo um pouco mais além, também temos narrações que não são protagonizadas por soluço, mas sempre realacionadas ao desfecho final do livro, quando o Soluço se encontrará em um mesmo ambiente que o que foi narrado.

   Nem preciso dizer que a Intrínseca deu um belo show na adaptação das ilustrações e nos nomes dos personagens. E, acredite, alguns deles tem nomes bem estranhos: Espinha de Porco, Perdido, Barrigão Caido de Cerveja são apenas uma palinha do que esse livro tem. Uma das melhores diagramações que já tive o prazer de desfrutar.

   Nem dá pra comparar com o filme, afinal ambos tem pegadas totalmente diferentes. Enquanto o filme é único e deve ter todo o seu enconto despejado em alguns minutos, o livro é uam preparação de terreno para os próximos que virão, mas mesmo assim é uma releitura (sim, eu li esse livro em 2010, acho) da qual não em arrependo.

E conceito final de Como Treinar o Seu Dragão é:



Esse é um post feito para a Semana Como Treinar o Seu Dragão