Ads 468x60px

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resenha - Desejos dos Mortos

Título Original: Desires of the Dead
Gênero: Thriller / Romance
Autor (a): Kimberly Derting
Edição: 1ª
Ano: 2012
EditoraIntrínseca
INSB: 978-85-64025-30-1
Nº de Páginas: 288
Sinopse:

   Enquanto tenta manter seu segredo, Violet, involuntariamente, torna-se objeto de uma perigosa obsessão. Seu primeiro impulso, como sempre, seria pedir ajuda ao melhor amigo, Jay – porém, agora que os dois são um casal, as coisas não funciona mais assim. Ele passa cada vez mais tempo com um novo colega, Mike, e Violet tem oportunidade de sobra para pensar e repensar sobre o que, afinal, está fazendo seu namoro dar errado. É então que ela se dedica a investigar a vida do récem-chegado Mike, e diante da trágica história familiar do garoto Violet se depara com uma verdade capaz de colocar todos eles em extremo perigo.

   Desejos dos Mortos é o segundo volume da série The Body Finder, cujo o primeiro volume - Ecos da Morte - já foi resenhado aqui. Se você ainda não leu o primeiro livro, não recomendo a leitura desta resenha.


   Se você - como eu - terminou de ler Ecos da Morte com uma sensação de incompletude e de promessa não concluída, pois bem, saiba que nesse novo volume da série, a narrativa não evolui muito em termos de suspense e os acontecimentos continuam recebendo desfechos que continuam sendo beeeem previsíveis. Cada vez mais eu me pergunto: porque diabos esse livro é considerado um thriller (suspense)?

   Confesso que, de todos os personagens, eu só me lembrava dos muito relevantes para a história: Violet, Jay, tio da Violet, mãe do Jay e, claro, pais da Violet. Pois é... Dito isso, nem preciso confirmar que houve um recomeço ao encontrar os personagens que eu "já conhecia". Meus sinceros agradecimentos a autora por, mais uma vez, defini-los - mesmo que não com todo o detalhamento que certamente o primeiro carregou. Kimberly continua com sua singular maneira de descrever personagens. Fornecendo apenas o  emocional e deixando o exterior por nossa conta - com raras e pequenas exceções. 

   Mas você pode estar se perguntando: afinal, você não vai falar nada do enredo. Bem, se você quer surpresa total com o que acontece, pode pular o parágrafo, senão... Esse livro começa pouco tempo depois do incidente com o matador de garotinhas e tudo, mais uma vez, começa porque a Violet sempre precisa seguir os ecos, sobretudo os potencialmente perigosos. Tudo ia bem, ela receber um telefonema do FBI onde uma suposta agente queria falar com ela. Mas o que Violet tem medo é que a agente não pergunte do matador de garotinhas e sim das suas últimas "aventuras" que envolveram ecos. Enquanto isso, um novo garoto aparece na escola e rapidamente se encaixa no circulo social de Violet, mas existes segredos por trás da vida de Mike, alguns que nem ele mesmo conhece, alguns que ele mesmo esconde.

   O livro em si é sustentado por tramas secundárias. Como eu já desabafei no primeiro parágrafo esse livro é uma grande falha como thriller - o que pode gerar grande raiva nos apreciadores do gênero - mas possui um enlace tennager que não te deixa perder o interesse na leitura. De qualquer maneira o público são, e sempre foram, os adolescentes. Então já fica a super dica: você gostou de Ecos da Morte? Vai gostar desse. Bem, se não gostou... nós temos algumas resenhas publicadas aqui no blog, tenho certeza de você encontrará algum livro que vai curtir! xP

   Quanto ao acabamento, devo dizer que a Intrínseca se superou! As folhas mais uma vez possuem textura, mas dessa fez é algo firme e definitivo - que não descasca - como aconteceu a textura de Ecos da Morte. As folhas são amareladas e acho que eu descobri o que o ramo - que eu supunha ser uma videira - é: um ramo de violeta. Veja bem, Violet - em inglês - significa violeta, então nada mais justo que começar cada capítulo com um ramo dessa flor. A diagramação está muito boa, letras em tamanho ideal. Já a revisão pecou em alguns poucos momentos, embora não seja nada que comprometa a leitura.

E o conceito final de Desejos dos Mortos é:


Com uma escrita que não sofreu muitas evoluções e uma trama que segue sempre no mesmo ritmo, Desejos dos Mortos é um livro super recomendado para quem já curtiu o primeiro volume e, claro, para quem quer um livro despretensioso para ler - só não esqueça que esse é o segundo de uma série!