Ads 468x60px

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Resenha - Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se possa imaginar

Título Original: Celtic fairy tales e More celtic fairy tales
Gênero: Contos
Seleção dos contos por Joseph Jacobs
Edição: 1ª
Ano: 2011
Editora: Martin Claret
INSB: 978-85-7232-828-9
Nº de Páginas: 133
Sinopse:

   Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiramente heroínas.
   É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal fizeram tantas coisas terríveis é difícil de esquecer. 
   Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlim, por exemplo - o mago celta que ajudou o Rei Arthur? 
    Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicas. 
   Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes - às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado! 



   Bruxas, bruxos e blablablá, como eu amavelmente abreviei o nome gigante desse livro, é super pequeno - apenas 133 páginas e um tamanho (altura X largura) de 18X11,5. Entretanto, o que ele não possui em tamanho também não possui em atrativos. Ao menos não para mim - que não sou o maior fã de contos: eu confesso.

   O livro é, na verdade, uma coletânea de antigos contos celtas, reunidos e escritos a partir da tradição oral por Joseph Jacobs - um famoso folclorista que viveu na Inglaterra e estudou o folclore do país - o que dá tanto ao título quanto à sinopse do livro um quê de esperteza, afinal, ambos sugerem e apontam a ideia de que o livro é narra as aventuras de bruxas, bruxos celtas, o que não chega nem perto do verdadeiro enredo dos contos.

   O livro em si é interessante. Traz contos variados, geralmente envolvendo alguma figura da realeza, embora não seja uma regra. Acho que o mais me revoltou ao final da leitura foi não ter encontrado nenhuma bruxa! O nome original do livro "Contos celtas e mais Contos celtas" (tradução livre) é perfeitamente adequado para o que se encontra nas páginas. Senti uma mistura de frustração e raiva com uma pitada "fui enganado!" e possa assegurar que não é uma sensação boa.

   Uma coisa bem bizarra no livro é o foco narrativo que passa de um personagem para o outro num piscar de olhos. Com os mais diferentes personagens: desde Grandes Reis à Corvos FugitivosÉ engraçado porque, quando você se dá conta está está lendo uma coisa que não tem NADA em a primeira frase do conto. Um aviso: não espere conclusão para tudo. Pelo contrário, espere uma conclusão beeeeeeem abstrata e várias pontas soltas, mas acho que isso faz parte da natureza dos contos: eles são antigos, passaram de pai pra filho pela boca e, cada vez mais, sofria alterações. Não me admira que tenha ficado um tanto confuso.

   A diagramação do livro é simples, com páginas brancas mas com ilustrações muito caprichadas, embora nem em todos os casos eu tenha feito uma ligação com relação a estória, e eu tentei muito! Ao lado uma das ilustrações do livro - conto A visão de Macconglinney. Essa é bem fácil de encaixar com a história e é de um dos contos mais viajantes do livro. Foi um dos que eu gostei.

   Como eu já disse, contos não é o meu gênero literário favorito. Eu chego a evitá-los. Acontece que eu demoro a me apegar com os personagens e é quando isso acontece que a leitura flui, mas como contos são - por definição - curtos, quando eu começo a me acostumar... acaba! Entretanto, esse livro em especial exigiu de mim uma concentração enorme. Os textos simplesmente não prendiam a minha atenção e eu só consegui ler me impondo coisas como "hoje eu leio 10 páginas, amanhã, 15" e assim que foi.

E a conceito final de Bruxas, Bruxos e blablablá é:



   Se você gosta de contos, de aprender sobre folclores ou de histórias que rompem os paradigmas e não tem muito nexo, então esse livro é super indicado para você! Mas se você já não gosta de contos... hm, melhor passar longe desse e olhar o nosso catálogo de RESENHAS para encontrar algo mais apropriado para você!