Ads 468x60px

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Filme - The Tree Of Life

The Tree Of Life (A Árvore Da Vida)
Cottonwood Pictures
Direção: Terrence Malick
Roteiro: Terrence Malick
Gênero: Drama  
Duração: 138 min 
Ano de lançamento: 2011


Sinopse:
"A Árvore da Vida aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão."

   O que movimenta A Árvore Da Vida é a sua premissa puramente espiritual. Me surpreendi ao vê-lo, e descobrir a visão do diretor Terrence Malick de um filme de pura beleza; mas não a beleza do cinema propriamente dita, de belos roteiros, ou belas atrizes, ou belas atuações; é simples beleza de imagens, sons, luzes.

   O roteiro gira em torno de uma família simples dos anos 50, em suas felicidades e dificuldades de convívio. Sr. O'Brien (Bradd Pitt) é o pai durão, mas que ama os filhos acima de tudo. Jessica Chastain (Sra. O'Brian) é a mãe bondosa, temente a Deus. E Jack (Sean Penn) é um dos filho já crescido, anos mais tarde, buscando o sentido divino na morte de seu irmão. Mas isso é apenas o plano de fundo para a busca do sentido da vida e de Deus, feita pelos próprios protagonistas, e que é apresentada ao espectador. E para isso, é feita uma captura artística dos mais diversos elementos da natureza - são campos floridos, casas a brilhar, árvores em todo seu resplendor, crianças e animais e famílias, o Sol, o mar, o Universo. Prédios e montanhas e vulcões, e até mesmo dinossauros. Mesmo as cenas mais simples são bem filmadas, num dos melhores trabalhos de fotografia que eu já vi. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora de tirar o fôlego. Um presente aos sentidos.

   Acontece que o filme possui 2 horas e meia de duração, num ritmo muito lento - na verdade, não existe uma temporização definida, e as cenas são mostradas de acordo com uma nescessidade "espiritual". Vê-lo com o mínimo de sono é pedir pra ser ninado, mesmo que se esteja gostando dele. Foi um risco que Terrence Malick correu ao dirigir um filme do tipo. As opniões sobre A Árvore da Vida ficaram dividas, mas o filme acabou ganhando uma Palma de Ouro de Melhor Filme em Cannes. Eu particularmente achei uma pegada muito arrastada, mas admito que fiquei vidrado em algumas cenas. Aos que valorizam uma explosão de belas imagens e sons, The Tree Of Life certamente irá agradar.

   Aliás, é possível arrumar uma centena de belos papéis de parade do filme. Abaixo uma pequena mostra das cenas do Universo. Vejam em HD e babem de admiração.