Ads 468x60px

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Evento com a Autora Tahereh Mafi - Rio de Janeiro

Olá, pessoas, como estão??

Ontem foi o bate-papo com a autora Tahereh Mafi, autora do livro Estilhaça-me , cuja resenha você pode ler AQUI.

Elá é muito simpatica, calma. Uma amor de pessoa! Fiquei muito feliz de ter ido conhecê-la! Vamos conferir um pouquinho mais de como foi?! 

A Viagem

   Bom, gente, pra quem não sabe, eu moro em Nova Iguaçu. E todos os lugares que eu preciso ir se encontram a, no máximo, dois ônibus de distãncia. Ou se preferirem, menos que uma hora, isso sem engarrafamentos.
   Eu nunca havia saído antes nem para um município vizinho, tipo, Belford Roxo ou... bem, eu não sei muuuuito nomes de municípios próximos haha
   Mas, depois de muito pedir, meus pais deixaram! Iupiiii! E lá fui eu. Munido de um livro pra autografar, um amigo que definitivamente já saiu mais vezes que eu e uma cara "Boa tarde, bom senhor, pode me dar um informação...".
   A última vez que eu peguei trem foi meses antes do nascimento do meu irmão, isso em 2001. Então voltar aos trilhos sem meus pais foi uma experiência totalmente nova. (Esse é o momento que você pode rir da minha cara de menino que nunca pegou trem). Um aviso sobre os trens no Rio de Janeiro: embora às 14h eles estejam vazios, às 18h30min eles se tornam grandes latas de sardinhas gente.

Foto de saída - logo após falar com a autora
   No final, das contas, eu consegui chegar ao hotel! E lá eu encontrei alguns blogueiros, inclusive do nosso blog parceiro - Tribo do Livro - o que, pelo jeitinho brasileiro, encurtou um pouquinho a fila haha 






A Organização

   Primeiro eu preciso falar um pouco das condições de encontro com a autora. Não foi nada fácil. Pra começar não houve uma comunicação oficial da Novo Conceito com o hotel e, no dia do evento, quanod eu liguei pra lá, me informaram que não haveria nenhum evento no hotel: eu, obviamente, entrei em desespero.

   Depois, já no evento, eu conversei com alguns funcionários da editora e o que me passaram foi que, a princípio, o evente deveria rolar em uma livraria, como em todos os outros estados, mas nenhuma confirmou que poderia ser lá. E, pra não ficar em branco, eles resolveram fazer no próprio hotel onde ela ficaria hospedada. Mas, pela lei de Murphy, se algo pode dar errado, dará. Acontece que o comunicado que deveria ser enviado para o hotel, simplesmente não foi enviado, o que explica a respostas que eles estavam dando via telefone. 


   No fim, o hotel cedeu um pequeno espaço mas, restringiu grupos de 5 em 5 para ir falar com ela. O tempo era curto e eu não consegui fazer nem metade das perguntas que pretendia, mas fazer o que...

A Autora
 


   Enfim, o que posso dizer sobre ela? Ah, ela é uma amor de pessoa! Muito simpática, muito carismática. Muito legal! 
Eu perguntei pra ela o que está achando Rio e ela disse: "It's very beautiful! Hmm very, very, beautiful" (Tradução livre: "É muito bonito! Muito, muito bonito!!").




   Gente, ela é super baixinha! Falou a pessoa alta Mas, sério, falo isso justamente porque eu não sou nenhum alto, mas ela é mais baixinha que eu! haha Ela parece, eu não sei, frágil... Do tipo, que, se você sacudir, os ossos vão sair do lugar. Mas eu acredito que isso seja devido ao jeito muito calmo dela. Elá é muito fofa!



   Bom, claro que eu peguei o meu autógrafo! Foi divertido, porque ela aprendeu algumas palavras em português! Assim que eu cheguei ela me recebeu com um "Oi" e, pirem, no grupo que eu fui tinha uma garota que não sacava inglês, só espanhol, e autora TAMBÉM sabe falar espanhol! o.O Fiquei surpreso! haha No fim, ela se despidiu dizendo "Tchau!"




E aqui, com mais nitidez, o autógrafo que ela deu! Como podem ver, ela aprendeu a escrever "beijos". Eu amei a iniciativa, mas acho que preferiria se ela tivesse escrito kisses. Enfim, eu gostei muito de conhecê-la! Se ela voltar ao Brasil, com certeza tentarei vê-la! 


   Essa foto é pra gente rir mesmo! Esse é o meu amigo, Bruno. Ele é quem me ajudava quando eu fazia vídeos para o blog. Resumindo, ele foi comigo até o evento. O Bruno não fazia ideia do que era o evento, ou de quem era a autora. Ele nunca havia ouvido falar do livro. Nem sequer tinha um exemplar consigo. Sim, ele entrou pra pegar um autórgrafo e não tinha em um exemplar! haha Felizmente, uma menina que estava conosco, entregou um livro pra ele, pois ela queria uma autógrafo genérico, sem dedicatória. O Bruno, que é fluente em inglês, chegou pra Tahereh com "Hey, how are you doing?!". Que seria para nós um "E aí, como tá indo?!" Super informal! Bruno é uma figura!


E é isso, gente! Espero que cada um tenha curtido a autora no seu estado. Eu achei muito legal comnhecê-la!