Ads 468x60px

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Resenha - O Poder Dos Seis

   Olá, pessoas que não ignoram os parágrafos iniciais de cada resenha! Hoje, eu estou feliz! Feliz porque é bom ler livros que eu gosto. Vocês devem achar que eu sou meio rígido porque dei notas baixas para livros que muita gente gostou, mas o fato é que toda vez que eu faço uma resenha com nota 2 ou 3 (não um 3 normal, mas um três que está mais um 2), eu fico triste. Não pela nota, mas porque, no fim, não me agradou tanto quanto eu esperava, fora o dinheiro mal investido... Felizmente não é o caso de hoje!
   Infelizmente, temo que aqueles que ainda não leram Eu Sou O Número Quatro não devem prosseguir na leitura dessa resenha, mas se você já leu, ou ainda não leu, mas está em dúvida ou curioso, não custa saber um pouco lendo a resenha AQUI. O.k., eu sei que escrevi muitos 'ou' para um só parágrafo. Enfim:

Vamos a Resenha!
Título Original: The Power Of Six
Gênero: Ficção Científica
Autor: Pittacus Lore
Edição:
Ano: 2011
Editora: Intrínseca
INBS: 9788580571219
Nº de Páginas: 319
Sinopse:
   Eu o vi no noticiário e acompanhei as histórias sobre o que houve em Ohio, John Smith está por aí, em fuga. Para o mundo, ele é um mistério, mas, para mim... ele é um de nós.

   Éramos nove quando chegamos, e às vezes me pergunto se o tempo não nos fez mudar - se ainda acreditamos na nossa missão. Como vou saber? Agora somos apenas seis. Vivemos escondidos, tentando nos misturar a vocês, e não sabemos uns dos outros. Enquanto isso, nossos Legados se desenvolvem. Em breve estaremos prontos para lutar.

   Será que o fato de John, o Número Quatro, ter aparecido é o sinal qe eu estava esperando? E quanto aos números Cinco e Seis? Algum deles poderia ser a garota de cabelo preto e olhos cinzentos que tenho visto em meus sonhos? A garota com poderes que vao além de tudo o que eu já imaginei? Aquela que, talvez, tenha a força necessária para reunir os seis?


O número Um foi capturado na Malásia.
O Número Dois, na Inglaterra.
E o Número Três, no Quênia.
Com o Número Quatro, em Ohio, eles fracassaram.

Eu sou a número Sete. Uma dos seis que ainda sobrevivem.

E estou pronta para lutar.



PARE AGORA SE VOCÊ NÃO LEU 
Eu Sou O Número Quatro
HÁ SPOILERS DESSE LIVRO

 
   O Poder dos Seis é uma história que surpreendeu todos os que acharam que a série Os Legados de Lorien tinha ido para o brejo. Se você, como eu, terminou Eu Sou o Número Quatro com um sentimento de quero mais explicações, então este livro será um prato cheio para sua fome. Se você foi um dos que falou que faltou muita ação o livro anterior, então cuidado, explosões acontecem a todo e qualquer momento... O inimigo está a espreita!

   Dessa vez, nosso herói se encontra sozinho. Com a morte de Henri, ele, Sam e Seis vagam por conta própria percorrendo os EUA e fugindo dos mogadorianos ao mesmo tempo que se disfarçam, pois destruíram um escola e o FBI não está disposto a colaborar para salvar a Terra. Enquanto isso, na Espanha, um outro membro da Garde se vê preso a um orfanato. Sem o auxílio de sua Cepân, que desistiu da causa, ela tenta bolar um plano para fugir dali, pois sente a presença dos mogadorianos e sabe que corre perigo.

   Há um notável desenvolvimento da estória de John Smith, que a meu ver evoluiu muito, muito mesmo. Toda aquela palhaçada e o estilo rebelde sem causa sumiram e eu fiquei grato com isso. Outro fator agradável é que agora as crises existenciais são menos dramáticas e mais típicas de um adolescente de 16, mas o pensamento (não há diálogos, porque ele está viajando) dele quanto a Sarah continuam clichês. 
   Dessa vez, eu consegui extrair muito mais dos personagens que no outro livro. Seja por interpretar sua ações ou pelo fato deles conversarem sobre o que sentem, o fato é que percebi muito mais de Sam e de Seis.
   Sam é um garoto tímido, com baixa autoestima e que sempre se coloca por baixo dos outros, ou pelo menos por baixo do John (e a culpa não é do John. Ele não tenta ser superior de nenhuma forma, o que não muda o fato de ele ser - em vários aspectos), mesmo vendo a injustiça contra si, ele não toma atitudes que mudem as coisas, apenas se conforma com o que tem. Já Seis se mostrou totalmente dominante, não é arrogante em nenhum momento, mas conquista, com todo seu talento, confiança, respeito e temor. Por ter perdido sua Cepân, ela percebeu que as coisas não vem de mão beijada, e sabe e lutar pelo o que quer. Confiante, forte e sexy, Seis é a mão suave e macia que segura uma adaga no pescoço do inimigo para conseguir informações, mas não se engane ela sabe amar.

   Outros Números aparecem no decorrer da narrativa, que intercala entre Quatro, viajando os EUA, e Sete, presa no convento, mas basta dizer que Sete é uma garota muito insegura  que não enfrenta seus medos, e por não treinar, vai descobrindo aos poucos os Legados que já desenvolveu mas não conhece.

   Já falando em Legados, o segredo do Legado de batalha, o mais forte, e que permitirá que ele enfrente com todo poder os mogadorianos continua em segredo. Eu fiquei muito curioso, mas o segredo será revelado. Cedo ou tarde.

   Como eu já disse, a narrativa se intercala entre os dois protagonistas, Quatro e Sete, mas o modo como indicam quem irá narrar o capítulo é muito suave. Trata-se da fonte usada na primeira linha do capítulo é tão suave que eu não percebi o detalhe só descobri pela resenha da Vivi do FLS. Mas o problema de não saber quem narra volta outra vez quando, no meio dos capítulos, os narradores mudam. Claro que, a essa altura, você já vai saber quem está narrando, mas mesmo assim, pode confundir os mais desatentos.

   Nem preciso falar que AMEI esse livro, francamente, acho que foi o melhor da ano, até agora e está na minha lista de favoritos. Claro que a nota final dele é:



   Dei a nota 5 porque O Poder Dos Seis é uma história cheia de ação, mistérios, revelações, traições, quadrados amorosos, poderes, mogadorianos e pessoas invisíveis! Além de muito mais movimentada a história acabou bem, mas ainda te deixa que o próximo!