Ads 468x60px

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resenha - Eu Sou O Número Quatro

   Olá, pessoas que acessam o AmanteLiterário! Dessa vez eu trago para vocês minha opinião sobre um livro que não recebeu muitas  resenhas boas desde que foi lançado. Apesar de ler todas as resenhas que não indicavam e diziam ser uma decepção para quem se interessou pela história, eu comprei o livro e decidi tirar minhas próprias conclusões. Confesso que fiquei com medo de ter investido em algo que eu fosse me arrepender, mas, felizmente, esse não foi o caso.
   Também aviso que essa resenha atrasou bastante (tive uma série de problemas, desde os de saúde até compromissos que tomaram bastante tempo), mas, postando-a hoje, fecho o mínimo de resenhas que me compremeti a postar no blog por mês (são quatro resenhas, no mínimo,e esse mês foram cinco mais A menina que roubava livros eu li em 2011). O.K., eu me comprometi comigo mesmo, mas estou feliz por conseguir cumprir a promessa e manter o propósito do blog no primeiro mês. Também já tenho uma proposta de prêmio. Isso mesmo, no próximo video de domingo eu irei lhes mostrar e, se vocês quiserem eu lançarei o primeiro sorteio do blog!

Vamos a Resenha!

Título Original: I Am Number Four
Gênero: Ficção Científica
Autor: Pittacus Lore
Edição:
Ano: 2011
Editora: Intrínseca
INBS: 9788580570137
Nº de Páginas: 350
Sinopse:

   Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Mas não somos vocês. Conseguimos fazer coisas que vocês apenas sonham fazer. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos do que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos - porém somos reais.

   Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. Vivendo nas sombras, em lugares onde nunca seremos procurados, tentado não ser notados. Vivemos entre vocês sem que você saibam.

Mas eles sabem.


O Número Um foi capturado na Malásia.
O Número Dois, na Inglaterra.
E o Número Três, no Quênia.
Todos foram mortos.


Eu sou o Número Quatro.


Eu sou o próximo.

   Bem, certamente vocês já leram resenhas desse livro em algum lugar (sei que nao rese- nhei nenhum lançamento ou pelo nada muito recente), mas tive uma opinião um tanto divergente das muitas resenhas que já li desse livro. 

   Eu Sou o Número Quatro é um livro que nos trás a emocionante estória de John Smith, o quarto de nove aliens superpoderosos que foram mandados para a Terra. Seu planeta natal, Lorien, foi destruido e os responsáveis pela destruição do planeta estão agora atrás dos sobreviventes que se refugiaram na Terra. Mas por quê? Que perigo nove adolescentes podem apresentar para uma civilização que conseguiu derrotar todo um planeta? Essa foi uma das perguntas que o filme não me respondeu e que me instigaram a ler o livro. Já aviso que você não encontrará as respostas neste livro, mas sim em O Poder Dos Seis, a continuação que estou devorando.

   A verdade é que o primeiro livro de Os Legados de Lorien é basicamente uma preparação de terreno, há sim um cansaço pela falta de ação nas páginas, mas, por ser uma série, imaginei que os autores estariam apenas criando a atmosfera necessária e nos dando conhecimentos do universo alternativo que eles criaram. Admito que amo quando vejo a criação de um universo bem definido (foi o motivo por eu ter amado Percy Jackson e Harry Potter) e afirmo, com certeza, que os autores não falharam nesse quesito. 

   Há uma mistura balanceada da narração de John no presente - que é realmente escrita com verbos no presente - e a descrição de seu passado, que é abordada principalmente quando o protagonista tem visões (não vou me prolongar pois já acho que isso é spoiler).

   Tudo é narrado em primeira pessoa, com a única exceção do prólogo, sob o ponto de vista do Número Quatro, ou John. Como sempre, isso nos impede no aprofundamento dos demais personagens e se torna cansativo, mas eu não tive problemas com a leitura e, para mim, fluiu. Eu estava cada vez mais querendo saber de Lorien, seus segredos e seus habitantes. 

   Como eu já vi o filme, muitas coisas não foram surpresa para mim, mas, frase do todo leitor, o livro é muito mais detalhado que o filme e isso mais uma vez - como sempre - acontece. 

   Um dos problemas muito apontados foi o romance que o personagem principal vive. Concordando com a maioria, acredito que foi prematuro e não se enquadra em um adolescente de 15 anos. Mas você já percebeu que os EUA, em suas series, sempre retratam personagens de 14, 15 e 16 anos com atores que tem 20? Não sei ao certo qual é o esteriótipo presente na sociedade estadunidense ou como eles os enxergam, mas uma coisa eu sei: adolescentes adoram pseudodramas existenciais, adoram ver que os problemas insignificantes que eles passam são retratados como algo terrível e destruidor que pode mudar o modo como a vida será encarada e, ao fazer o protagonista ter esse ataques existenciais, aposto que milhares de adolescentes se identificaram, tendo eles percebido ou não. Então eis ai a justificativa pelo envolvimento do protagonista em algo surreal para sua idade. Essa é mais uma das teclas que os autores que vem crescendo insistem em apertar e, de certa forma, é um dos motivos para o crescimento deles. E, querendo ou não, gente, isso chama as crianças para o mundo literário - o que é bom. E, com o tempo, todos percebemos como as coisas que um dia nos faziam surtar são banais.

   Eu curti muito a capa desse livro. Ela não arranha facilmente garantindo que seu exem- plar não tenha aparência de lixo após ser lido. Folhas amareladas que tanto gosto também fazem parte do pacote.

   No fim achei uma ótima história, mas isso porque já não esperava muita ação. Se esperasse a nota final seria lastimável, entretanto compreendo, ou creio compreender, que os autores pretendem contar aos poucos. Relaxe, leitor, as lutas chegarão, e digo porque estou no meio de O Poder Dos Seis onde há bem mais ação. E hoje o Jonh é realmente o número Quatro:




   Dei essa nota mais pela ideia da história, que é muito boa, que pela narrativa em si, esta deixou realmente a desejar, mas, mesmo assim, eu me envolvi a tal ponto que não esperei nem cinco minutos para começar a ler o próximo. Apesar do romance clichê, da falta de ação e do protagonista ser um babaca que não enxerga as coisas, eu gostei e por isso a nota. *-* 

   Sim, mais uma vez eu não anotei as frases que eu gostei, a verdade é que geralmente eu estou confortável lendo e tenho preguiça de catar algum papel para anotar ou marcar a página, mas prometo que na próxima resenha haverá! Ah, um outro detalhe é que eu estou meio em dúvida de qual será a minha próxima leitura então se você tem preferência em algum dos livros que eu mostrei nos videos é só pedir que eu leio!